Agily Tecnologia

#compartilhamos conhecimentos

Você está precisando de uma dose extra de confiança? Nós fizemos uma pequena lista com ideias para ajudar

Você quer se sentir confiante, certo? Quer ser capaz de sair por aí, sabendo que é uma pessoa incrível, e principalmente acreditar nisso tudo.

Você acha que as pessoas são cheias de si e muito confiantes, mas para você isso não acontece. Você não consegue parecer uma pessoa natural.

Sempre que você tenta agir de maneira confiante, seus pensamentos acabam trazendo de volta toda sua inseguranças. A cada minuto que passa, você mergulha mais fundo na sua insegurança e desespero.

Mas você pode colocar um fim nisso. Todo mundo fica inseguro, às vezes. A vida é assim. Mas você pode se tornar uma pessoa mais confiante. Esse é um hábito que podemos aprender e praticar.

Pensando nisso, fizemos uma lista de 11 coisas que você pode fazer para aumentar a sua confiança. Anime-se.

#1. Sorria mais

Por que sorrir ajuda a melhorar a sua autoconfiança? É simples: sorrir faz com que a gente se sinta bem.

O sorriso engana a sua mente e torna tudo mais feliz. Quando você se sente bem, está mais propenso a pensar que você é uma boa pessoa.

Assim, elevando o seu humor, você aumenta a sua confiança. Você se torna menos preocupado com suas falhas, ou com qualquer coisa que você acredita que são falhas.

Você se torna menos rude com você mesmo, e fica mais propenso a apreciar quem realmente é.

 

#2. Reconheça suas competências

Parte de ser confiante é saber quem você é, o que você é, e o que você faz bem. Outra parte se resume em saber o que você não faz tão bem.

Por que é importante saber o que você faz bem, e o que você não faz? Por conta desses motivos:

  1. Você pode melhorar. Saber que você não é bom em alguma coisa dá a você o discernimento para fazer ativamente algo sobre isso.
  2. Você sabe do que é capaz. Dessa maneira, você pode facilmente evitar situações que te deixam embaraçado.
  3. Saber onde você é bom. Finalmente, saber suas falhas deixa claro onde você é bom. Não podemos nos destacar em tudo, mas isso nos ajuda a enxergar onde nos destacamos.
  4. Finalmente, podemos entregar aquilo que não fazemos bem para pessoas que fazem bem.

Assim, embora possa parecer contraditório, para se sentir confiante é preciso estar aberto e conhecer bem a sua realidade. Isso nos liberta da necessidade de sermos perfeccionistas.

#3. Use a sua melhor roupa

Essa é uma maneira simples de dizer: vista aquilo que faça você se sentir bem e confortável.

Todos nós temos a nossa melhor roupa. Pode ser uma camisa, uma gravata, um sapato, ou qualquer outro objeto. Não importa o que é. Basta encontrar o que faz você se sentir bem e usá-lo.

Faça isso sabendo que você está com uma ótima aparência. Sinta-se bem e perceba como a confiança parece transbordar de você.

#4. Acabe com as comparações

Você é você. Isso é tudo que pode ser esperado de você. Não há realmente nenhum motivo porque você deve ser comparado com nenhuma outra pessoa. Por isso, lembre-se:

  • Você não percorreu o mesmo caminho que a pessoa com quem está se comparando.
  • Você não teve as mesmas oportunidades de que a pessoa com que está se comparando.
  • Você não possui o mesmo conjunto de ferramentas da pessoa com quem está se comparando.

Haverá momentos em que você será excelente, e os outros em que você não se sairá bem. A vida funciona assim: ninguém pode ser 100% em tudo. Deixe para lá, e simplesmente seja o melhor que você puder ser.

#5. Deixe de lado as expectativas de terceiros

Grande parte de nossa insegurança existe porque estamos tentando atingir um padrão que alguém inventou.

Assim como dissemos no ponto acima, ninguém sabe como é estar na sua pele, e você não sabe como é estar na pele dos outros. O que as outras pessoas esperam de você é irrelevante.

Você sabe pelo que está passando, pelo que passou, e só você realmente sabe o que é que é capaz de fazer.

Liberte-se das expectativas das outras pessoas. Quando recuperar esse poder, você vai perceber que uma grande quantidade desse mal-estar acontece porque você tenta provar alguma coisa para alguém.

#6. Liste 10 coisas sobre você que te faz sentir bem

Vá em frente, faça uma lista com 10 coisas que você gosta em você. Não importa o quão tola ou insignificante elas possam parecer. Liste aquelas coisas nas quais você sabe que é bom.

Fez isso? Ótimo, agora você já sabe não é tão ruim quanto pensa. Torne isso um hábito diário e perceba como a sua confiança ira aumentar ao longo do tempo.

#7. Esteja preparado

Quando você estiver preparado, você vai se sentir mais confiante com a situação com que está lidando.

Por exemplo, digamos que você esteja indo acampar. Seria muito estressante acampar sem qualquer preparação e nenhuma ideia de onde você está indo, não é mesmo?

Agora, digamos que você tenha dedicado tempo para conhecer o local, saber o que precisa levar para não passar por apertos e principalmente, o que espera por você. Dessa maneira, você vai ficar muito mais confiante.

Podemos relacionar isso a qualquer situação cotidiana. Se você vai à uma festa, esteja preparado para passar uma boa impressão e se sentir bem.

Faça o dever de casa, pense em tópicos que você pode aproveitar e você estará pronto para fazer uma boa apresentação.

#8. Leve as conversas para um assunto que você conheça

Se você costuma se sentir inseguro em eventos sociais, pensando que não tem nada a contribuir, há um truque simples para corrigir isso: fale apenas sobre o que você conhece.

Tudo que você precisa fazer é começar a falar sobre o que você sabe com as pessoas e deixar a conversa seguir o seu rumo. Acredite, issonão é tão difícil quanto parece.

#9. Identifique suas paixões

Há algo sobre a paixão que faz com que a beleza transborde das pessoas.

Esse é aquele momento em que você fica admirado e completamente cativado pelo momento, pego em um sentido interno de propósito e um desejo ardente.

Quando você sabe qual é a sua paixão na vida você acaba tendo muito mais senso de propósito, mais sentido, e obviamente, mais significado e segurança.

Se você sabe qual é a sua paixão, você vai ter sempre uma reserva de confiança à sua disposição.

#10. Pergunte a outras pessoas sua opinião sobre você

É fácil ficar preso em sua cabeça e achar que todo mundo enxerga você como um poço de defeitos, assim como você vê.

Felizmente, é muito simples resolver esse padrão de pensamento, que é totalmente prejudicial. Pergunte a uma pessoa próxima a você o que eles pensam sobre você.

Ouça todas as coisas amorosas que eles têm a dizer. Ouça como ele apontam todos os seus pontos fortes, que eles enxergam muito mais do que as falhas que você vê.

Depois que eles compartilharem a opinião que têm sobre você, tente compreender as coisas. Tente aceitar, tente perceber que quase ninguém está olhando para você e apontando seus erros.

#11. Seja você mesmo

Quando você é simplesmente você mesmo, você vai perceber que todas as máscaras que você usou sempre foram o que te impediu de ser uma pessoa confiante.

Você precisa se libertar de comparações e juízo de valores, porque você é o que você é – independente do que pensem.

Aprenda a esquecer a insegurança

Em última análise, você precisa transpirar confiança para se desapegar do péssimo hábito da insegurança constante. No fundo, você está ciente que tem talento e um valor único a contribuir em cada situação.

Tudo que você precisa é esquecer a sua velha companheira insegurança e permitir que a confiança brilhe em você.

Deixe seu comentário